Scooby-Doo, Cadê Você?

SINOPSE: Velma, Daphne, Fred e Salsicha são um grupo de amigos que resolvem crimes e mistérios com a ajuda de Scooby-Doo, um cão tão grande quanto atrapalhado. Cada episódio foca em um mistério incomum, que sempre envolve o grupo tendo que impedir alguém de executar um plano para provocar o caos no mundo.

Scooby-Doo, Cadê Você! é a primeira série das dezoito produzidas sobre o personagem Scooby-Doo e a Mistério S.A.. Nos Estados Unidos, o primeiro episódio estreou dia 13 de setembro de 1969, pelo canal CBS. Já no Brasil, estreou no começo da década de 1970, inicialmente na extinta Rede Tupi. Vinte e cinco episódios foram produzidos (dezessete em 1969-70 e mais oito em 1970).


Scooby-Doo, Cadê Você? foi resultado dos planos da CBS e da Hanna-Barbera de criar um programa para o sábado de manhã sem violência, o que atenderia aos pedidos dos grupos de vigilância parental que protestavam contra os programas baseados em super-heróis dos meados da década de 1960. Com o título original de Mysteries Five (Quinteto Mistério, em tradução livre) e depois Who's S-S-Scared?, Scooby-Doo, Cadê Você! sofreu várias mudanças do roteiro para a tela (a mais notável delas sendo menosprezar o lance da turma ser um grupo musical, como A Turma do Archie).

No entanto, o conceito básico de quatro adolescentes e um grande cachorro bobo resolvendo mistérios "sobrenaturais" sempre esteve em vigor. O desenvolvimento de personagens não era um foco principal em sitcoms primitivas (especialmente animadas), então foi oferecido um conteúdo bem raso sobre a vida pessoal dos membros da Mistério S.A. antes da série, além do óbvio (ou seja, todos são estudantes do ensino médio). Além disso, cada episódio é uma história independente, sem conexões com episódios passados e/ou futuros (não havia sagas na franquia até Scooby-Doo! Mistério S.A.).


Os criadores de Scooby-Doo, Joe Ruby e Ken Spears, eram os supervisores de história da série. Ruby, Spears e Bill Lutz escreveram os roteiros dos dezessete episódios da primeira temporada, enquanto que Larz Bourne e Tom Dagenais se juntaram a eles para escreverem os últimos oito. O enredo varia pouco de episódio para episódio. O conceito principal era o seguinte:

A turma da Mistério S.A. aparece na Máquina Mistério a caminho ou retornando de algum evento ou festa, quando o furgão sofre um problema no motor ou fica avariado por qualquer motivo (superaquecimento, pneu furado etc.) próximo de uma propriedade grande e principalmente desocupada/abandonada (hotel, fábrica, museu etc).
Seu (involuntário) destino acaba por ser cair nas garras de um monstro (fantasmas, monstros, Yeti etc.). Os garotos se voluntariam para investigar o caso.
A turma se separa para procurar pistas, com Fred e Velma as encontrando, Daphne se metendo em uma confusão e Salsicha e Scooby encontrando comida, algo divertido e o fantasma/monstro, que os persegue. Salsicha e Scooby particularmente adoram comer, inclusive biscoitos caninos chamados Biscoitos Scooby, os favoritos dos dois.
Eventualmente, pistas suficientes são encontradas para convencer a turma de que o fantasma/monstro é falso, e uma armadilha é montada para capturá-lo.
A armadilha pode ou não funcionar (na maioria das vezes, Scooby-Doo cai na armadilha e eles acidentalmente pegam o monstro de outro jeito; normalmente, se o plano é explicado em detalhes antes da execução, ele falha). Invariavelmente, o fantasma/monstro é capturado e desmascarado. A pessoa na fantasia acaba por ser alguém aparentemente inocente, como uma autoridade, ou então alguém que está usando o disfarce para acobertar algum crime ou golpe.
Depois de dizer a famosa frase: "E eu teria conseguido se não fosse por esses moleques enxeridos!" (às vezes acrescentando "--e esse cachorro idiota!"), o criminoso é então levado para a prisão e a turma consegue partir para seu destino.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem